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O que é Gestão do Conhecimento e como ela contribui para a eficiência de um escritório de advocacia?

06/03/2024

O que é Gestão do Conhecimento e como ela contribui para a eficiência de um escritório de advocacia?

Ione Moraes
Gerente de Gestão do Conhecimento e Comunicação
Clarissa Machado
Coordenadora de Gestão do Conhecimento
Bruna Freitas
Advogada de Gestão do Conhecimento

Sabemos que hoje o conhecimento não mais se apresenta como mero fator competitivo nos escritórios de advocacia. A habilidade técnica, por si só, não é mais suficiente para fechar ou expandir negócios.  Ela deve estar aliada a melhores práticas internas para que o investimento de tempo das pessoas envolvidos se converta em diferencial ao mercado e clientes. Essa sinergia entre conhecimento e práticas eficientes é essencial para o sucesso e alavancagem dos escritórios.

Neste cenário, a Gestão do Conhecimento (GC) tem ganhado evidência em escritórios de advocacia. Quase sempre composta por equipes multidisciplinares, seu papel é identificar, capturar, circular e reusar conhecimento, incentivando a troca entre pessoas, equipes e unidades de negócios, desfazendo silos de conhecimento.

A Gestão do Conhecimento usa diversas abordagens para desempenhar um papel crucial no início da cadeia de produção de conteúdo e produtos internos e externos. Ela se concentra na identificação, captura, organização, armazenamento e compartilhamento do conhecimento nas organizações. Esse processo ajuda na eficiência e incentiva o início da confecção de textos, sejam eles para responder uma demanda de um cliente ou para produzir de maneira estratégica conteúdos que busquem antecipar dores dos nossos leads.

No contexto dos escritórios de advocacia, a Gestão do Conhecimento permite que os advogados se antecipem às demandas informacionais. Ao fornecer insumos relevantes, ela possibilita que os profissionais concentrem seus esforços tanto no trabalho técnico quanto na produção de conteúdo de alta qualidade.

Um exemplo prático de serviços de GC é o auxílio na gestão do tempo para busca de informação: tecnologia + curadoria + divulgação. O investimento em assinaturas de plataformas de pesquisa, monitoramento e informações, além de uma equipe especializada para desenvolver curadoria e divulgação interna de informações de base, focada para entrega antecipada ao corpo técnico, é o diferencial interno. Esse investimento de tempo da área faz com que nossos advogados possam se concentrar nas análises e produção de conteúdo e soluções diferenciadas para os nossos clientes.

Aqui no Madrona Fialho, vamos além disso. Nossa iniciativa Madrona Lab é constituída por vários projetos que fomentam o empreendedorismo, pesquisa e desenvolvimento, melhorias internas e criação de produtos. Representantes das diversas áreas de prática monitoram e analisam decisões judiciais e administrativas e questões legislativas estrategicamente. Gestão do Conhecimento incentiva trocas que resultam em análises multidisciplinares, com potencial para se tornarem produtos ou serviços com muito valor agregado, que são oferecidos aos clientes.

A Gestão do Conhecimento e os seus projetos melhoram a entrega de serviços jurídicos e fortalecem a base de conhecimento das equipes, contribuindo para o sucesso e a eficiência dos escritórios de advocacia.