Principal
Seta
O diferencial estratégico dos grupos de estudo em escritórios de advocacia

29/05/2024

O diferencial estratégico dos grupos de estudo em escritórios de advocacia

Ione Moraes
Gerente de Gestão do Conhecimento e Comunicação Corporativa
Clarissa Machado
Coordenadora de Gestão do Conhecimento
Bruna Freitas
Advogada de Gestão do Conhecimento

O exercício da advocacia exige constante atualização e aprofundamento em diversas áreas do direito. Nesse cenário, os grupos de estudo são uma ferramenta valiosa de gestão do conhecimento para escritórios de advocacia, proporcionando um ambiente propício para trocas de experiências e aprendizado contínuo.

Normas e decisões podem ter atualizações constantes e permitem diversos olhares e interpretações. É essencial que o corpo técnico dos escritórios se mantenha atualizado sobre as últimas tendências e mudanças legislativas ou jurisprudenciais. Os grupos de estudo oferecem um espaço para discussões aprofundadas sobre tópicos relevantes, permitindo que os advogados se atualizem e ampliem seus conhecimentos e interpretação sobre desdobramentos.

Os grupos de debate são uma opção simples e dinâmica para incentivarmos a conversão de conhecimento tácito (o adquirido por experiência de cada um) para o explícito (que se materializa e, portanto, permite mensuração e incentivo a captação e reuso).

No Madrona Lab, iniciativa de pesquisa e desenvolvimento do Madrona Fialho Advogados, circulam inúmeras informações diariamente. A partir daí, quando identificada a oportunidade de debates e aprofundamentos sobre um tema quente, o time de Gestão do Conhecimento atua para dar todo o suporte a novos grupos de estudo.

Por que grupos de estudos geram valor em um escritório de advocacia?

  • Aprendizado contínuo: ambientes institucionais de trocas direcionadas são fundamentais para o aprendizado contínuo dos advogados. Podemos trazer experts em determinado assunto para falar sobre o tema e ter pessoas interessadas para debater e chegar a diversos pontos de vista. Esta pluralidade de ideias colabora para que o escritório seja um espaço de aprendizado contínuo para os advogados.
  • Troca de experiências: a partir de conversas estruturadas e direcionadas, profissionais de várias áreas de prática podem falar sobre o tema e contribuir para o entendimento de determinado tema. Um exemplo que tivemos no Madrona Fialho foi o grupo de estudo sobre o Marco Legal das Garantias. Olhares nos âmbitos de diversas áreas de prática nortearam ricos debates.
  • Oportunidade para promoção/desenvolvimento de produtos ou serviços: espaços para debates sobre temas inovadores ou que merecem atenção especial em determinada escala são diferenciais estratégicos. Essas oportunidades de contato e compartilhamento de conhecimento podem levar ao desenvolvimento novos produtos ou serviços e de exploração de oportunidades em comunicação (artigos, e-books, por exemplo) ou desenvolvimento de negócios.
  • Relacionamento/desenvolvimento de pessoas: os grupos de estudo são fortes ferramentas para incentivar o relacionamento entre profissionais. As apresentações incentivam estudo e preparação, o que colabora para a melhoria de diversas competências, como comunicação e persuasão.

Um dos grandes diferenciais dos grupos de estudo é a facilitação de troca de experiências e comunicação entre os advogados. Cada profissional traz consigo uma riqueza de conhecimentos e experiências únicas, que podem ser compartilhadas e discutidas no espaço institucionalizado de compartilhamento de conhecimento. Isso permite que os participantes aprendam uns com os outros, enriquecendo sua compreensão do direito e melhorando suas habilidades práticas.

Nossa área de Gestão do Conhecimento incentiva ambientes de conversão de saberes e através das iniciativas do Madrona Lab, identifica oportunidades para criação e desenvolvimento de grupos de estudo, para promover assuntos de relevância e criar ambientes propícios para a interação dos nossos profissionais, além de incentivar os olhares para oportunidades de desenvolvimento de novos produtos ou serviços.