No dia a dia do escritório de advocacia, quantas vezes temos a sensação de que já vimos algum artigo sobre determinado tema, mas não conseguimos localizar? Ou tentamos acessar uma plataforma de pesquisa sem saber por onde começar? Sabe aquele documento modelo perfeito que um colega elaborou, mas que não conseguimos encontrar, e agora essa pessoa não está mais no escritório? Parece familiar? E se pudéssemos transformar esses cenários, tornando a rotina mais simples e eficiente?
Como afirmam Nonaka e Takeuchi (1995), referências no assunto, a criação e o compartilhamento de conhecimento são processos fundamentais para organizações que desejam manter-se relevantes e competitivas. Escritórios que investem em trocas constantes e no compartilhamento do aprendizado gerado diariamente, transformando experiências individuais em conhecimento coletivo, conquistam vantagem estratégica significativa.
É exatamente nesse ponto que entra a Gestão do Conhecimento (GC): ao conectar pessoas, processos e tecnologia, a área de GC proporciona uma maneira estruturada e eficiente de transformar o conhecimento tácito em explícito, gerando mais eficiência e consistência nas entregas jurídicas. Como já destacamos em outros artigos, o papel da GC é identificar, capturar, circular e estimular o reuso do conhecimento. Essas funções se concretizam em produtos e serviços adaptáveis à realidade e ao estágio de maturidade de cada escritório.
Muitos ainda desconhecem a amplitude da atuação das equipes de GC nos escritórios de advocacia. No nosso escritório, a área oferece diversos produtos e serviços:
- Bases de conhecimento jurídico
Repositórios estruturados com modelos de peças, pareceres, jurisprudência e insights técnicos organizados por área de prática e tema. Com curadoria contínua, esses materiais reduzem retrabalhos e garantem entregas padronizadas e consistentes. O desenvolvimento de fluxos de trabalho para a atualização constante e o estímulo a cultura de compartilhamento também são frentes onde GC reforça sua atuação.
- Treinamentos
Programas específicos para capacitação contínua das equipes, incluindo treinamentos das nossas principais bases de pesquisa, workshops sobre ferramentas tecnológicas e treinamentos específicos para o onboarding dos profissionais são alguns dos serviços prestados nesta frente.
- Apoio à pesquisa jurídica
O time de GC apoia os sócios com pesquisa de doutrina e jurisprudência, além de fornecer orientações práticas para utilizações das nossas bibliotecas digitais e plataformas de pesquisa de jurisprudência unificada.
- Mapeamento de processos e tecnologias
Nesta frente, a GC atua como uma consultoria interna, realizando diagnósticos detalhados das necessidades das equipes, mapeando oportunidades e auxiliando na escolha e implementação de tecnologias, ferramentas de Inteligência Artificial (IA) e orientações quanto a melhorias nos processos de trabalho.
- Monitoramento estratégico e inteligência competitiva
Produção diária de clippings personalizados sobre diversos temas. Além do produto “Madrona Scout”, clipping desenvolvido para monitorar informações estratégicas de setores do mercado e levar insights no timing certo aos sócios, apoiando a tomada de decisão.
- Acompanhamento legislativo
Monitoramento ativo e personalizado de projetos de lei por área de atuação, com envio periódico de atualizações legislativas e acompanhamento dos impactos potenciais para o escritório e seus clientes.
Esses são apenas alguns exemplos de como a GC pode apoiar o desenvolvimento de trabalhos jurídicos de maneira mais estruturada, estratégica e eficiente. Escutar as necessidades das equipes e dos sócios é sempre o primeiro passo para identificar oportunidades e garantir assertividade na entrega de produtos e serviços. Ao nosso ver, investir em Gestão do Conhecimento significa fortalecer nossa capacidade estratégica, promovendo eficiência operacional, sustentabilidade e uma cultura sólida de inovação.