Início
Seta
Publicações
Seta
Conhecimento em Foco
Seta
Gestão de inovação jurídica: conheça uma perspectiva prática, a partir da iniciativa Madrona Lab

16/04/2024

Gestão de inovação jurídica: conheça uma perspectiva prática, a partir da iniciativa Madrona Lab

Ione Moraes
Gerente de Gestão do Conhecimento e Comunicação Corporativa
Bruna Freitas
Advogada de Gestão do Conhecimento

No cenário jurídico contemporâneo, caracterizado pela volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade (VUCA), a inovação é uma necessidade premente para os escritórios de advocacia que buscam prosperar em um ambiente em constante evolução. Em um mundo VUCA, no qual as expectativas dos clientes estão em constante mudança e as soluções jurídicas exigem abordagens ágeis e eficientes, a aplicação de ferramentas de gestão, análise de dados, metodologias ágeis e novas tecnologias torna-se imprescindível para impulsionar a eficiência, acessibilidade e qualidade dos serviços jurídicos.

Sob essa perspectiva desafiadora, a área de Gestão de Conhecimento do Madrona Fialho Advogados promove gestão de inovação jurídica, impulsionando mudanças significativas por meio de suas iniciativas pioneiras, destacando-se o Madrona Lab.

Aqui, gestão de inovação vai além do simples reconhecimento da importância da tecnologia e da mudança. Ela é enraizada na cultura organizacional do escritório, em que a criatividade, a experimentação e a busca constante por soluções inovadoras são incentivadas e valorizadas. Nesse contexto, o Madrona Lab emerge como um verdadeiro catalisador de transformação, promovendo a colaboração e a cocriação entre advogados, clientes e especialistas em gestão do conhecimento.

Nas iniciativas do Madrona Lab, as pessoas estão realmente no centro da inovação, tanto no processo colaborativo e de trocas que acontece entre nossos profissionais, como no objetivo de entrega de valor para que nossos negócios e os de nossos clientes sejam atendidos em suas necessidades. Nosso corpo técnico encontra espaço para colaboração e cocriação em grupos de estudos, comunidade de prática, estudos de temas transversais, e capacitação continuada, por meio das iniciativas Academia Madrona e Madrona Lex e Juris.

O Madrona Lex e Juris é a iniciativa do Madrona Fialho, voltada para pesquisa e desenvolvimento, liderada por Gestão do Conhecimento, cujo objetivo é analisar, de forma estratégica, as decisões judiciais e alterações legislativas relevantes. As análises, assim, consideram os pontos de atenção que podem ser estratégicos para o escritório e para os clientes. A partir das análises são desenhados novos produtos, para atender as reais demanda e necessidade do mercado.

Embora tecnologia e inovação frequentemente caminhem juntas, são conceitos distintos. A tecnologia é um meio pelo qual a inovação pode ser realizada, mas ela própria não garante a inovação. A adoção de novas tecnologias pode facilitar a inovação ao permitir a criação de novos produtos, serviços ou processos, mas a verdadeira inovação vai além da implementação de tecnologia.

Neste sentido, o Madrona Lab é o nosso espaço pensado e estruturado para o fortalecimento de todos os pilares da gestão de inovação, colocando inteligência, expertise e habilidade analítica de nossos profissionais no centro do que fazemos. A iniciativa conta com a participação ativa do corpo técnico, sendo este o nosso maior ativo.

A iniciativa visa agregar valor ao nosso negócio e aos de nossos clientes, pela criação de soluções criativas, análise de problemas pelo viés prático e gerenciamento de risco, trazendo eficiência na prática para o dia a dia. Além disso, cada projeto é acompanhado com métricas e KPIs, com análises de dados contínua.

Desta forma, aplicamos os diversos pilares da gestão de inovação, como:

  • identificação de oportunidades de inovação através da análise de tendências do mercado, necessidades dos clientes e desafios enfrentados pelo escritório,
  • desenvolvimento de novos produtos e serviços,
  • integração de tecnologia jurídica otimizando processos internos e automatizando tarefas,
  • criação de cultura de inovação, estabelecendo uma cultura organizacional que promova a criatividade, a colaboração e a disposição para assumirem pensamento crítico, incentivando os membros da equipe a contribuir com ideias e soluções disruptivas,
  • capacitação e desenvolvimento profissional,
  • avaliação de resultados e aprendizado contínuo, monitorando os resultados das iniciativas de inovação, ajustando as estratégias conforme necessário para garantir uma melhoria contínua.

Em síntese, o Madrona Lab representa uma abordagem dinâmica e integrada à gestão de inovação jurídica, em que a criatividade e a colaboração convergem para impulsionar a excelência nos serviços legais em um ambiente volátil e complexo, que cada vez mais demanda adaptabilidade e pensamento estratégico.