Em Gestão do Conhecimento, há várias ferramentas que podem ser usadas para ganhar eficiência, fazer o conhecimento organizacional circular e permitir troca de conhecimento tácito – aquele adquirido por experiência e que não está registrado explicitamente – entre profissionais. Uma comunidade de prática (CdP) é uma dessas ferramentas.
O que são comunidades de prática?
As CdPs são grupos de pessoas com interesse por um determinado tema e, mais do que isso, expertise, que lhes permita contribuir para fazer melhor o que fazem com mais eficiência.
No Madrona Fialho, incentivamos a formação de comunidades de prática para que os integrantes possam colaborar com expertise e conhecimento, criando espaços para que as trocas de experiência aconteçam. Esse trabalho – facilitado pelo time de Gestão do Conhecimento – espelha nossos valores, em que nossos profissionais têm atitude colaborativa, num ambiente criativo.
Como iniciar uma CdP? Qual a dinâmica?
- Identifique um objetivo (por exemplo, trazer eficiência a um determinado processo de trabalho)
- Convide profissionais que gostariam de contribuir e que se dispõem a fazer esse trabalho coletivo, com expertise na área de foco
- Faça uma agenda de encontros, estabelecendo papéis e entregáveis
- Estabeleça um cronograma
O grupo se reúne regularmente para compartilhar conhecimento e atingir os objetivos estabelecidos desde o início.
Qual a proposta de valor que as CdPs oferecem a um escritório?
A partir da troca de experiência, o grupo pode propor melhores práticas em processos de trabalho, novos documentos, sugestões e avaliações de uso de tecnologia que tragam economia de tempo, por exemplo. As conclusões da CdP podem, muitas vezes, ser escaladas para atingir o nível organizacional, trazendo melhorias que são aproveitadas coletivamente.
Quando uma comunidade de prática termina seus trabalhos?
O ideal é que exista melhoria contínua. Por isso, após atingidos os objetivos iniciais da CdP, os trabalhos podem continuar mais espaçadamente, para que as conclusões e entregáveis do grupo sejam revisitados e melhorados continuamente.
A Gestão do Conhecimento (GC) com o incentivo e desenvolvimento de comunidades de prática é fundamental para cultivar um ambiente de aprendizado contínuo e agregar valor aos escritórios, ao mesmo tempo em que destaca a importância das pessoas como ativos cruciais para a eficiência organizacional.