Não há como questionar a relevância global da transição energética. E há impactos interessantes nos setores de infraestrutura. Um caso chamou nossa atenção: como se dará a adaptação das rodovias brasileiras à eletrificação da frota de veículos? A demanda por pontos de recarga nas rodovias, por exemplo, se tornou um desafio estratégico para o setor rodoviário e pode ser uma nova janela de oportunidade para investidores.
No Grupo de Estudos ESG 2025 do Madrona Fialho, analisamos o cenário atual e as principais oportunidades desse mercado em expansão.
O que é a transição energética e qual seu impacto nas rodovias?
A transição energética envolve a substituição de fontes poluentes (como a queima de combustíveis fósseis) por alternativas mais sustentáveis, reduzindo ou neutralizando as emissões de CO2. A introdução dos veículos elétricos no mercado é uma das atuais fronteiras desse movimento.
Para tornar a eletrificação da frota viável não basta termos carros elétricos e baterias desenvolvidas para este propósito. É necessário também assegurar outros elementos essenciais, como uma infraestrutura própria, voltada para a implantação de pontos de recarga elétricos ao longo das rodovias, com a função de garantir a viabilidade das viagens de longo curso. Isso nos parece gerar oportunidades de negócios para concessionárias de rodovias e outros investidores interessados, assim como será fundamental para a expansão da frota de veículos elétricos.
Em âmbito internacional, países como Alemanha e França são referência nesse tema, possuindo infraestrutura avançada para recarga de veículos elétricos e um ecossistema que impulsiona o setor automotivo em geral, contribuindo tanto para a geração de empregos quanto para a modernização da infraestrutura viária, elétrica e urbana.
No Brasil, o avanço da eletrificação dessa discussão poderá ser impulsionado por dois principais fatores: o avanço da regulamentação e a existência de incentivos governamentais.
Regulamentação e iniciativas no Brasil
Em âmbito nacional, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) vêm modernizando suas regulações para incentivar cada vez mais a instalação de pontos de recarga ao longo das rodovias e em locais estratégicos da infraestrutura urbana.
A ANEEL, no Capítulo V da Resolução Normativa nº 1000/2021, por exemplo, disciplina a instalação de pontos de recarga por qualquer interessado, mediante análise e aprovação da distribuidora de energia local.
Já no setor rodoviário, a Portaria nº 995/2023 do Ministério dos Transportes estabelece a necessidade de realização de estudos para a implementação de eletropostos nas rodovias concedidas. Em consonância com as diretrizes da portaria, a ANTT também iniciou testes com veículos elétricos para fiscalização, evidenciando a necessidade de ampliação da infraestrutura para promover a transição energética da frota.
Atualmente, cerca de 20 concessionárias federais no Brasil já contam com eletropostos em seus sistemas rodoviários, mas a distribuição ainda é desigual, com média de 1 ponto de recarga a cada 28 km – valor que não é uniformemente observado em âmbito nacional, variando de acordo com a rodovia e a demanda regional.
Principais desafios para a eletrificação das rodovias
Apesar do avanço regulatório, algumas barreiras ainda dificultam a expansão da infraestrutura de eletropostos no Brasil:
- Custos de implantação e manutenção: Quem deverá arcar com os investimentos nas rodovias – o setor privado, o poder público ou ambos?
- Garantia de atendimento ao usuário: A quem caberá a responsabilidade de atendimento ao usuário, por exemplo, para solucionar situações de pane elétrica em veículos que trafegam nas rodovias?
- Integração com o modelo de negócios das concessionárias: A instalação de pontos de recarga e o desenvolvimento de atividades em seu entorno deve ser realizada de que forma?
Modelos adotados internacionalmente, como na Europa, demonstram que soluções híbridas – combinando investimentos privados com incentivos estatais – podem acelerar essa transição de forma sustentável, e modernizar a infraestrutura urbana de forma mais eficaz.
Oportunidades e o futuro do setor
A instalação de eletropostos e da infraestrutura por eles demandada não é apenas um desafio regulatório, mas também uma oportunidade estratégica para concessionárias e investidores. Além de atender às exigências ambientais, essa infraestrutura tem grande potencial de gerar novas receitas, seja por meio de parcerias com fornecedores de tecnologia ou da oferta de serviços associados, como áreas comerciais e centros de conveniência para serem utilizados por motoristas durante a recarga de seus veículos.
Os impactos da transição energética nas rodovias é uma realidade e, com o planejamento adequado, pode representar um diferencial competitivo para o setor.