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Por que a Gestão do Conhecimento institucionalizada é essencial para a eficiência e desenvolvimento de profissionais?

02/10/2024

Por que a Gestão do Conhecimento institucionalizada é essencial para a eficiência e desenvolvimento de profissionais?

Ione Moraes
Gerente de Gestão do Conhecimento e Comunicação Corporativa

Todas as empresas e organizações enfrentam desafios para manter profissionais atualizados, para trazerem inovação para o seu negócio e de seus clientes e para lidar com a alta expectativa dos clientes internos e externos por soluções rápidas e precisas. Em escritórios de advocacia e departamentos jurídicos, também se juntam a esses fatores a complexidade crescente dos casos e mudanças constantes em legislação, regulamentação e decisões.

Gestão do Conhecimento (GC) é um diferencial estratégico que impacta diretamente a eficiência operacional e o desenvolvimento dos profissionais.

A institucionalização da GC pode transformar processos, fortalecer a colaboração e criar um ambiente mais inovador e produtivo. Mas o que exatamente significa “Gestão do Conhecimento” no contexto jurídico e como isso pode gerar valor real para os escritórios e seus profissionais? Veja alguns exemplos das vantagens que a institucionalização pode trazer.

  1. Eficiência operacional: menos retrabalho, mais resultados

A GC centraliza e organiza o conhecimento gerado no escritório, desde minutas, manuais de boas práticas, até pesquisas de temas relevantes. Isso evita a reinvenção da roda a cada novo caso. Ao contar com um repositório de conhecimento acessível e bem estruturado, as equipes economizam tempo, reduzem erros e conseguem dar respostas mais rápidas aos clientes, o que significa mais eficiência e mais produtividade.

Por exemplo, em vez de gastar horas redigindo um parecer do zero, um advogado pode acessar um modelo atualizado que já foi revisado e ajustá-lo conforme necessário, para focar em aspectos estratégicos do caso. A GC permite que os advogados foquem mais no conteúdo de alto valor e menos em tarefas repetitivas.

Isso pode ser feito com ou sem ajuda de tecnologias e inteligência artificial (em que nossa área também investe), mas uma coisa é certa: a colaboração dos profissionais para a formação desse arcabouço de conhecimento é essencial.

  1. Desenvolvimento e crescimento dos profissionais

A GC também desempenha um papel crucial no desenvolvimento dos talentos. Quando o conhecimento é compartilhado, os profissionais aprendem de forma mais rápida e consistente. Nosso escritório cria um ambiente colaborativo em que todos contribuem e têm acesso às melhores práticas, experiências e aprendizados.

Mantemos programas de treinamento estruturados com base em GC, oferecendo trilhas de desenvolvimento que fortalecem o crescimento profissional e criam um ciclo de aprendizado contínuo. Também incentivamos e estruturamos encontros para debates e estudos. Isso não só aumenta a retenção de talentos, como também prepara profissionais para constante evolução.

  1. Inovação e diferenciação

Inovação é um dos maiores diferenciais competitivos em qualquer setor. A Gestão do Conhecimento permite capturar insights valiosos para que a experiência dos profissionais seja usada para desenvolver soluções mais criativas e inovadoras para os clientes. Aqui no escritório, a criatividade e a colaboração são parte dos nossos valores.

Quando o conhecimento circula livremente dentro do escritório, as equipes conseguem conectar pontos e encontrar novas abordagens para resolver problemas complexos. Isso se traduz em uma melhor entrega de valor para os clientes e em diferenciação competitiva. Por isso, investimos no #MadronaLab, uma iniciativa de pesquisa e desenvolvimento.

  1. Colaboração eficiente

Um dos nossos valores é nosso ambiente colaborativo. Sem a institucionalização e gestão do conhecimento coletivo, muito do potencial de sinergia entre as equipes se perde. Nossa área facilita o compartilhamento de conhecimento e informações entre advogados e áreas de prática, o que ajuda a quebrar silos e promover uma maior integração entre as diferentes áreas do escritório. Tudo isso potencializa nossa capacidade de resolver casos complexos que envolvem múltiplas disciplinas. Aqui no escritório, mantemos grupos de debates e reuniões técnicas para que o conhecimento flua.

  1. Memória organizacional

Escritórios e empresas que não institucionalizam a GC correm o risco de perder informações valiosas. Um sistema robusto de GC garante que todo o conhecimento crítico seja capturado, organizado e disponibilizado para o uso contínuo, evitando que o escritório ou empresa sofra com a perda de expertise quando profissionais experientes deixam o time.

Institucionalizar a GC em escritórios de advocacia – e empresas – é fundamental para transformar a maneira como o conhecimento é capturado, compartilhado e utilizado. Assim, cria-se um ambiente mais produtivo e dinâmico, em que todos crescem juntos. A Gestão do Conhecimento não é apenas uma ferramenta de apoio administrativo: é uma alavanca estratégica para ganhos de eficiência, inovação e desenvolvimento profissional.